sábado, 12 de maio de 2007

momento bossa nova

Bossa Nova - página 2:

"Após o lançamento, em 1959, do primeiro LP de João Gilberto, também chamado Chega de Saudade, a Bossa Nova rapidamente se transformou em mania nacional e em poucos anos conquistou o mundo.
Mas bem antes disso o Rio de Janeiro já vivia um raro momento de florescimento artístico, como poucas vezes se viu na história da cultura nacional.


Não é à toa que os anos 50 são conhecidos como os 'anos dourados'. O Brasil vivia então um período de crescimento econômico que acabou se refletindo em todas as áreas. Em 1956, Juscelino Kubitschek tomou posse na Presidência da República com o slogan desenvolvimentista '50 anos em 5'
No mesmo ano, foram lançados os romances 0 Encontro Marcado, do mineiro Fernando Sabino, e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, dois importantes marcos na história da literatura brasileira. Paralelamente, surgia na poesia um movimento inspirado no concretismo pictórico, cuja maior característica foi a valorização gráfica da palavra e do qual participaram nomes como os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Ferreira Gulíar, entre outros.
Em 1957, estreava o filme Rio Zona Norte, de Nelson Pereira dos Santos, um dos primeiros representantes do que viria a ser chamado Cinema Novo.

Em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol conquistava sua primeira Copa do
Mundo, derrotando a seleção sueca por 5 a 2 e levando o povo brasileiro a cantar
alegremente 'A copa do mundo é nossa Com brasileiro não há quem possa'. Também
em 1958, Jorge Amado lançava Gabriela Cravo e Canela e Gianfrancesco Guarnieri
estreava no Teatro de Arena de São Paulo Eles Não Usam Blacktie"

Nenhum comentário: